segunda-feira, 27 de maio de 2019

MONTES ALTOS: Prefeitura é acionada no MP Estadual e Federal por vereadores após frustradas tentativas de regularização da merenda e transporte escolar



Na manhã desta segunda-feira (27/05), os vereadores Ermilton Sá (PV), Kelli Cristina (PSC) e Deusirene (PDT), estiveram na Promotoria de Justiça de Montes Altos e no Ministério Público Federal, protocolando graves denúncias contra diversos problemas e irregularidades constatadas pelos vereadores no âmbito da secretaria de educação.

As péssimas condições dos ônibus coletivos que transportam os alunos. Aparentemente os ônibus encontram-se em condições ruins, mas ao adentrarem no interior dos veículos, foram identificadas e verificadas coisas bem piores, que já noticiamos em nosso Portal. Veículos velhos, sem as mínimas condições de trafegabilidade. Sem sinto de segurança para os passagens e motorista, bancos estourados com estofados rasgados, pneus desgastados, para-brisa trincado, iniciam as denúncias.



Na merenda escolar há um problema sério e constrangedor: O descumprimento do cardápio nutricional. Que vem ocorrendo desde o início do ano letivo e o que está sendo servido não supre a necessidade física dos alunos. Afinal de contas, mingau de milho é bem diferente de arroz com frango (galinhada). Lê-se no projeto uma merenda maravilhosa e farta, mas a realidade é muito diferente. Sem falar da inexistência da merenda na escola do Açaizal (zona rural do município) desde o início do ano letivo de 2019. Foi observado também que os produtos para a confecção da merenda escolar não estão ficando no almoxarifado das escolas. Segundo servidores, em vários casos a secretária providencia a compra e/ou a entrega dos produtos momentos antes de servir a pobre merenda escolar.

Há denúncia também da péssima qualidade e/ou da qualidade duvidosa dos materiais de limpeza entregues nos almoxarifados das repartições públicas. Duvidosa pelo fato de não constar rótulos do fabricante com dados exigidos pela ANVISA, e sem se quer, a DATA DE VALIDADE dos produtos. Algo que parece ser feito de forma amadora, compostos apenas de soda cáustica e essência, causando alergias nos profissionais da limpeza. (Veja foto).
Segundo os denunciantes, todos esses casos já foram levados à ciência formal da secretaria de educação, e do próprio prefeito, que se comprometeram verbalmente de regularizar essas e outras questões. Porém, e infelizmente, até a produção desta matéria nada havia sido resolvido.




A pergunta que faço é:
- Até quando levarão problemas como esses à bel-prazer?

Fica o espaço aberto e disponível para as partes denunciadas fazerem suas defesas, se acharem necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MONTES ALTOS: Projeto de Lei da vereadora Deusirene (PDT) garante rateio do recurso do FUNDEF aos profissionais da educação.

Desde o início de seu mandato legislativo iniciado em 2017, incansavelmente a vereadora Deusirene Lira (PDT) tem buscado melhorias para o fu...